Novo Samsung M31


Melasma

Ola pessoal !

O post hoje não tem muito a ver com resenha de produtos, que é a proposta do blog.
Mas gostaria de compartilhar com vocês um problema de pele, que afeta homens e mulheres de varias idades e que infelizmente eu tenho.
Você já ouviu falar de melasma ou cloasma?
Muitas pessoas conhecem como mancha de gravidez, porem a mancha acomete não só gravidas mas como já mencionei acima homens e mulheres também.
Então vamos conhecer um pouco sobre esse problema.

O que é Melasma?
Sinônimos: Cloasma, manchas da gravidez   Melasma é uma condição que se caracteriza pelo surgimento de manchas escuras na pele, mais comumente na face, mas também pode ocorrer nos braços e colo. Afeta mais frequentemente as mulheres, podendo ser vista também nos homens. Não há uma causa definida, mas muitas vezes esta condição está relacionada ao uso de anticoncepcionais femininos, à gravidez e principalmente à exposição solar. O fator desencadeante é a exposição  à luz Ultravioleta  e mesmo à luz visível. Além dos fatores hormonais e da exposição aos raios solares, a predisposição genética e  histórico familiar também influencia no surgimento desta condição.

SINTOMAS
Começam a aparecer manchas escuras ou acastanhadas na face, principalmente nas maçãs do rosto, testa, nariz, lábio superior (o chamado “buço) e nas têmporas, lateral dos braços e colo. As manchas têm formatos irregulares e bem definidos, sendo geralmente simétricas (iguais nos dois lados). Muitas vezes as pessoas relacionam o surgimento da mancha ao uso de algum creme, um procedimento de depilação com cera, acidentes domésticos com calor ou forno, mas todas essas possibilidades são apenas “mitos”, não comprovados cientificamente.
CAUSAS

O melasma é um distúrbio de pele muito comum. É mais comum em mulheres jovens com tom de pele amarronzado, mas pode afetar qualquer um.

TRATAMENTO


O dermatologista é o profissional mais indicado para diagnosticar e tratar esta condição. Os tratamentos variam, mas sempre compreendem hábitos de proteção contra os raios ultravioleta, a luz visível e o uso de medicamentos tópicos e procedimentos para o clareamento. É importante salientar entretanto que o tratamento do melasma sempre prevê um conjunto de medidas para clarear, estabilizar e impedir que o pigmento volte.

Esse problema gente é algo que acaba envolvendo o psicológico das pessoas, pois a mancha pode ficar muito aparente.

Segue a abaixo algumas imagens retiradas da net:



                                      
Atenção, embora as informações contidas na internet  falem sobre diversos tipos de tratamentos, a minha dermatologista afirma que até hoje não existe uma cura e sim o controle da mesma.
Alguns tratamentos conseguem clarear as manchas deixando quase invisíveis, mas isto não é cura.
Usei diversos dermocosméticos, e produtos manipulados, mas nenhum deles curou o problema, apenas deram um tom diferente a mancha.
Porem ao agredir demais a mancha ela pode ter o efeito rebote, é o que vem acontecendo comigo.
Nesse efeito ela acaba muito mais escura do que era.
No momento estou utilizando o acido glicólico há 10%, receitado pela dermatologista, mas infelizmente tive uma queimadura do local.
Observe a foto como a pele esta rosada, é uma queimadura, neste local havia uma especie de casca, hoje pela manhã ao lavar a mesma saiu e acabou o rosto ficando como esta apresentado na imagem.


Para a recuperação da pele devido a queimadura do acido  estou usando água termal da Avéne e Cicaplast da La Roche Posay, e espero que de resultado na recuperação, estou suspendendo o acido nessa região e quando voltar a usar sera intercalando um dia sim e outro não, pois a dermato prescreveu todos os dias e acabou nesse desastre.
Participo de grupos no Facebook para troca de experiencias e que também acaba nos reconfortando, pois percebemos que não estamos sozinhos nesta luta.
Objetivo do  post pessoal, é apresentar o problema a quem não conhece e alertar, que melasma não é brincadeira, ao  utilizar tudo que vemos na net, piora a situação, embora alguns dermatos tratam sem sucesso, o melhor ainda é sempre ter ajuda médica, porque mesmo passando na dermatologista aconteceu isso, imagine se utilizo o acido puro como muita gente recomenda por ai ! 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog